Make your own free website on Tripod.com














O Terço


  • O nome Terço


  •            O Rosário antes era composto por 165 contas, correspondente a quinze dezenas de Ave Marias e quinze Pai Nossos. E tendo as pessoas o costume de se rezar a terça parte do Rosário por dia, daí foi que surgiu o nome em português de Terço.
    Nesse caso o Terço é a terça parte do Rosário antigo, sendo formado por 50 Ave Marias e 5 Pai Nossos.
    No Rosário antigo tinham apenas 3 mistérios:
    1º terço - Contemplação dos Mistérios Gozozos;
    2º terço - contemplação dos Mistérios Dolorosos;
    3º terço - Contemplação dos Mistérios Gloriosos.

    Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16/10/2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica "Rosarium Virginis Mariae" em que acrescenta, ao rosário, mais um mistério os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus. O Papa fixou o período entre outubro de 2002 a outubro de 2003 como o ano do Rosário.

  • Conhecendo o Terço


  •            Vamos conhecer o terço: o terço é formado por uma cruz na extremidade e diversas bolinhas (ou contas) umas maiores e outras menores. A figura abaixo mostra um terço:



  • Como rezar o Terço


  •            A oração do terço se inicia na cruz que fica na extremidade, em seguida iremos para a bolinha mais próxima (note que é uma bolinha grande) depois seguimos para as três bolinhas menores e mais adiante uma outra bolinha maior. Depois seguimos as próximas bolinhas menores e maiores até fechar o círculo, onde termina o terço (note que o terço não termina na cruz).

    Vamos saber agora o que se reza no Terço:
    Na Cruz fazemos o sinal da cruz, o oferecimento e rezamos o Credo;
    Na primeira bolinha maior rezamos um Pai Nosso;
    Nas três próximas bolinhas menores rezamos três Ave Marias e
    Na próxima bolinha maior um Glória ao Pai.
    Depois de rezarmos esta parte introdutória, vamos agora para o Terço realmente. Aqui nós vamos contemplar os Mistérios de Cristo. No terço temos cinco mistérios, os mistérios são momentos de todas as passagens bíblicas. Começamos meditando o primeiro mistério em seguida rezamos um Pai Nosso, dez Ave Marias, um glória e uma jaculatória. Depois repetimos os passos do primeiro mistério e meditamos o segundo, terceiro, quarto e quinto mistérios.
    No final rezamos um Agradecimento e uma Salve Rainha.

    Vamos agora rezar o Terço:

    1º) Sinal da Cruz;

    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    2º) Oferecimento:
    Divino Jesus, nós vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando os mistérios de nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. (Faça seus pedidos e oferecimentos).

    3º) Credo: (na Cruz que fica na extremidade do terço);
    Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; ...subiu aos céus, esta sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

    4º) Pai Nosso (bolinha maior);
    Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade a ssim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendidos e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, amém.

    5º) Três Ave Marias (uma Ave Maria para cada uma das três bolinhas menores seguintes). A primeira Ave Maria oferecida em honra a Deus Pai que nos criou, a segunda Ave Maria oferecida a Deus Filho que nos remiu, e a terceira Ave Maria oferecida a Deus Espírito Santo que nos santifica;
    Ave Maria cheia de graça o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.

    6º) Glória ao Pai (bolinha maior);
    Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

    7º) Início dos Mistérios (o Terço é composto por 5 mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai Nosso e dez Ave Marias).

    Obs.: Ao rezarmos um Terço por dia, temos para cada dia da semana um tipo de Mistério a ser contemplado, ou seja, nas segundas e sábados contemplamos os Mistérios Gososos, nas terças e sextas os Mistérios Dolorosos, nas quartas e domingos os Gloriosos e nas quintas-feiras os Mistérios Luminosos.

    * Clique aqui para ler os Mistérios

    8º) - Medita-se o primeiro Mistério;
         - reza-se o Pai Nosso
    (bolina maior);
         - reza-se dez Ave Marias (as próximas 10 bolinhas menores);
         - Reza-se um Glória;
         - reza-se uma Jaculatória;

           Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

    9º) Medita-se o segundo Mistério e repete todos os passos do item 8º).

    10º) Medita-se o terceiro, o quarto e o quinto mistérios repetindo todos os passos do item 8º).

    11º) No final reza-se um Agradecimento e um Salve Rainha Agradecimento.
    Agradecimento: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e, para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha.

    Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, douçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva; a vós suplicamos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. E, ai pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria, Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


    Voltar