Make your own free website on Tripod.com














Os Mistérios do Rosário


           o Rosário antigo tinham apenas 3 mistérios: os Mistérios Gozozos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos.

           A partir do dia 16/10/2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica "Rosarium Virginis Mariae" em que acrescenta, ao rosário, mais um mistério, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus. Então, vejamos agora a descrição de todos os mistérios:


MISTÉRIOS


  • Mistérios da Alegria ou Gozosos (Segundas e Sábados)

  • Vai da Anunciação do Anjo até o encontro do menino Jesus no Templo.

    1º) Anunciação do anjo a Nossa Senhora
    Mãe da Divina Graça, dai-nos a virtude do total abandono e entrega, num sim sempre constante a Vontade de Deus Pai.

    2º) Visita de Nossa Senhora a Santa Izabel
    Mãe amada, dai-nos a virtude de servir sempre, com amor e simplicidade e de louvarmos a Deus, como glorificastes, em Vosso Magnificat, ao nosso Pai e Criador, com todo coração.

    3º) Nascimento de Jesus
    Mãe e Rainha nossa, dai-nos um coração humilde e acolhedor como a gruta de Belém, para que o Jesus possa nascer e viver sempre dentro de nosso coração.

    4º) Apresentação de Jesus no Templo
    Mãe nossa e Medianeira de todas as graças, apresentamos no altar do Senhor, tudo o que somos e temos, nossa família, trabalho, lágrimas, sofrimentos e alegrias, pára que o Senhor Deus transforme em santidade o que é culpável em nós.

    5º) Perda e encontro de Jesus no Templo
    Mãe amada, que prefiramos a tudo perder do que perder nossa fé, a presença de Jesus Cristo em nossa vida. Concedei-nos também o espírito do apostolado não somente por palavras, mas sobretudo pelos testemunhos de nossa vida.



  • Mistérios da Luz ou Luminosos (Somente às Quintas)

  • Vai do Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia.

    1º) Batismo de Jesus no Jordão
    "Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que Se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto (cf. Mt 3, 17 par), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-Lo na missão que O espera." Senhor, lavai minha lam de todo pecado e toda mágoa, ressentimentos passados. Vinde sobre mim, com Vosso Espírito!

    2º) Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná
    "Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes." Senhor, assim como trasnformastes a água em vinho, por amor a vossos filhos, transformai tudo o que impede de Vos causar alegria. Transforma o meu coração, em o Vosso coração. E a nossa Mãe Santíssima, advogada dos pobres pecadores que somos nós, peço que interceda junto a Deus, por mime por toda a humanidade. Amém.

    3º) Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão
    "Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)." Senhor, dirijo-me a vós, para com total confiança e humildade, reconheço minhas culpas, pedir-Vos perdão. Converte-me inteiramente a fim de que eu possa ser instrumento de conversão para muitos de vossos filhos. Amém.

    4º) Transfiguração de Jesus
    "Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O «escutem» (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo." Senhor, que minha vida seja um vivida como no Monte Tabor, extasiada com vossos prodígios e santidade. Reluz em minha Face o brilho da Vossa Face e concedei-me a graça de viver unicamente para Vós em todos os momentos de minha vida. Amém.

    5º) Instituição da Eucaristia
    "Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando «até ao extremo» o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício." Senhor, eu vos dou graças por terdes permanecido entre nós, em especial na Santa Eucaristia. Dou-Vos graças pelos sacerdotes, pois somente por eles pode ocorrer um sublime milagre da Transfiguração. Fazei descer o Espírito Santo sobre os sacerdotes do mundo inteiro, sobre todo o clero, a fim de que possamos ver neles, vossa Divina e gloriosa Face. Amém.


  • Mistérios da Dor ou Dolorosos (Terças e Sextas)

  • Vai da agonia de JESUS; o seu sofrimento e o de MARIA, até a sua crucificação.

    1º) Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
    Senhor, que sofrestes a dor profunda da agonia, sendo inocente e o mais santo entre todos os homens, concedei-nos a vossa força em nossas dores e que saibamos pagar sempre o mal com o bem. Amém.

    2º) Jesus é coroado de espinhos
    Senhor, livrai-nos das aflições mentais, traumas, pensamentos maus que temos, dai-nos cura interior para que possamos ser instrumentos muito mais eficazes da Vossa Vontade. Amém.

    3º) Flagelação de Jesus
    Senhor, perdoai-me por vos flagelar quando peco contra meus irmãos, quando não cumpro os Mandamentos, quando me esqueço do quanto sofrestes por me amar e desejar minha salvação. Dai-me um coração novo, fazei de mim uma nova criatura. Amém.

    4º) Jesus carregando a Cruz
    Senhor, vós que carregastes uma cruz tão pesada, rumo ao calvário, sabendo o quanto haveríeis de sofrer por meus pecados, que eu carregue todo fardo de meus dias com amor, paciência, esperança e oferecendo tudo pelos meus pecados, pelas almas que sofrem no purgatório, pelos que estejam sofrendo no mundo inteiro, jamais esbraveje e sim Vos louve em todo o tempo. Amém.

    5º) A Crucifixão de Jesus
    Senhor, vós que do alto da cruz pedistes em Vosso santíssimo amor que o Pai perdoasse a vossos algozes por que não sabiam o que faziam, dai-me o dom do mais perfeito perdão. Dai-me a capacidade de amar e perdoar com perfeição e rezar por todos aqueles que me persigam ou façam o mal contra mim. Amém.



  • Mistérios da Glória ou Gloriosos (Quartas e Domingos)

  • Vai da ressurreição de Jesus até a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.

    1º) A Ressurreição de Jesus
    Senhor, vós que gloriosamente ressuscitastes, vencendo a morte, glorificado pelo Pai e conseguistes com perfeição cumprir vossa santíssima missão na Terra, dai-me essa graça de viver em santidade, segundo a Vossa Vontade, para que um dia possa estar convosco na Glória eterna. Amém.

    2º) A Ascensão de Jesus aos Céus
    Senhor, que cada dia de minha vida seja uma contínua ascensão a Vós. Que nada me faça retroceder em minha fé e em minha ascese. Quero viver em conformidade a Vossa Santa Vontade hoje e sempre. Amém.

    3º) A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Pentecostes)
    Glorioso Jesus, que enviastes o Espírito Santo sobre os apóstolos, antes ignorantes e medrosos, tornando-os destemidos e sábios, vem sobre mim e sobre a humanidade inteira, a fim de que pelo mesmo Espírito possamos ser salvos e testemunhas vivas de Vosso santo amor. Amém.

    4º) A Assunção de Nossa Senhora aos Céus
    Mãe da Misericórdia, após terdes sofrido as dores das perseguições, paixão e morte de Vosso diviníssimo e amado Filho, em plena santidade e maturidade espiritual, concedei-nos esta virtude de olhar a tudo com o vosso olhar, amar com vosso coração, passar pelos sofrimentos com resignação e coragem, animados pela fé e pelo amor que tínheis e tendes em vós, a fim de que possamos ser dignos de, no momento de nossa morte, sermos conduzidos pelos anjos, ao paraíso. Amém.

    5º) A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha dos Céus.
    Mãe e Rainha nossa, coroai-nos com vossas santas virtudes e dons, segundo vossa maternal bondade, a fim de que possamos ser portadores ao mundo, de vossa santidade. Deposito neste momento esta coroa de rosas aos vossos santíssimos pés, como prova de meu amor e de minha entrega a vossa maternal e constante proteção. Amém.



    Voltar